14

O neoliberalismo, crise financeira e espiritualidade

Os paradigmas das ciencias economicas tentam explicar uma determinada realidade. Logo, nao existe um paradigma certo ou errado; ha paradigmas que explicam melhor a realidade e acabam sendo predominante. E o paradigma da economia que predominou dos anos 80 ate os nossos dias foi o neoliberal.
O Neoliberalismo se caracteriza, de maneira geral, pela nao intervencao do Estado na economia. O Estado, para os neoliberais, existe apenas para assegurar que o homem sobreviva em sociedade. E a economia se equilibra atraves da competicao dos agentes economicos pois os ineficientes sao lancados para fora dos mercados. Para os intelectuais neoliberais, nao ha desemprego involuntario, ou seja, as pessoas desempregadas assim estao por nao aceitarem trabalhar pelo salario proposto.
A crise financeira, neste sentido, e uma consequencia do neolibarlismo em seu estagio elevado. O Estado se ausentou da economia de uma tal forma que os agentes economicos passaram a ditar as regras do sistema. Facilitando: os Estados Unidos da America possuem um sistema de financiamento de casa propria em que aqueles que querem adquirir uma podem pagar depois de 10 anos. Esta divida do cidadao norte-americano rendem juros e assim e comercializada entre os agentes economicos. Logo, ha pessoas que ganham dinheiro em cima de dividas das pessoas. O problema se estabelece quando a divida nao e honrada. E foi extamente isto o que aconteceu. Como muitos cidadaos nao pagaram suas dividas, os juros em cima destas nao renderam e, assim, aqueles que comercializavam a divida nao receberam. E o resultado disto foi a grande crise financeira que estamos vivendo.
A solucao mais plausivel para a crise seria a estatizacao da divida. Explicando: os Estados Unidos comprariam a divida, incentivariam os bancos a continuarem emprestando, a sociedade continuaria consumindo e a economia se normalizaria e continuaria crescendo. E teriamos uma troca de paradigmas.
O mais engracado de tudo isso e que a dinamica da crise financeira tambem e a mesma da crise espiritual. A crise financeira, basicamente, se estabeleceu pela ausencia da intervencao do Estado. A crise espiritual se estabelece quando o homem acredita ser independente de Deus. E esta crise espiritual e mais antiga que a crise financeira: aconteceu quando o homem, por escolha propria, saiu do jardim do Eden, ou seja, da presenca de Deus.
E para solucionar a crise espiritual? Como vimos, para a crise financeira, a resposta seria intevencao do Estado na economia. Para a crise espiritual, a intervencao de Deus. Ou melhor: priorizar o relacionamento com Deus, deixando de lado o sentimento de independencia e declarando a total dependencia de Deus!
Que possamos voltar a essencia todos os dias!

7

O principio Acao-Reacao

Posted by Marcelo Martin on 18:27
Isaac Newton foi físico e matemático que descreveu as leis que explicam vários comportamentos relativos aos movimentos dos corpos. Para este post, me deterei na conhecida Terceira Lei de Newton, também chamada de Princípio da Ação e Reação. Segundo o cientista, "Se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e mesmo sentido"
O incrivel desta lei fisica e que ela tambem pode ser constatada na dimensao espiritual, no que tange nosso relacionamento com Deus. Para simplificar: o relacionamento diario e constante do ser humano com Deus gera naquele uma necessidade inexplicavel de servir! Ou seja, eu nao consigo ficar parado! Por isso que a Biblia nos diz em Tiago 2:17 "Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma".
O problema e que o cristao pos moderno tambem gosta de inverter os valores. Mal aceitaram a Jesus Cristo como salvador pessoal e ja querem se envolver com a "obra" de Deus. Mal se consolidaram no cristianismo mas querem, de todo jeito, "trabalhar" em prol do Reino de Deus. Estes acreditam que quando estao realizando a obra, automaticamente estao se relacionando com Deus. Grande Engano! E Gracas a Deus por isso! Pois um do propositos da criacao do homem - o mais nobre, se e que posso dizer - foi para ter relacionamento com Deus!
O ato de realizar alguma coisa para Deus e consequencia deste proposito! E e feito, nada mais nada menos, por amor, conforme I Joao 3:18: "Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade"

"Nao existe nada melhor, do que ser amigo de Deus"

Que Deus nos Abencoe,

Copyright © 2009 BLOG DA KUMBUKA All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.