14

O neoliberalismo, crise financeira e espiritualidade

Os paradigmas das ciencias economicas tentam explicar uma determinada realidade. Logo, nao existe um paradigma certo ou errado; ha paradigmas que explicam melhor a realidade e acabam sendo predominante. E o paradigma da economia que predominou dos anos 80 ate os nossos dias foi o neoliberal.
O Neoliberalismo se caracteriza, de maneira geral, pela nao intervencao do Estado na economia. O Estado, para os neoliberais, existe apenas para assegurar que o homem sobreviva em sociedade. E a economia se equilibra atraves da competicao dos agentes economicos pois os ineficientes sao lancados para fora dos mercados. Para os intelectuais neoliberais, nao ha desemprego involuntario, ou seja, as pessoas desempregadas assim estao por nao aceitarem trabalhar pelo salario proposto.
A crise financeira, neste sentido, e uma consequencia do neolibarlismo em seu estagio elevado. O Estado se ausentou da economia de uma tal forma que os agentes economicos passaram a ditar as regras do sistema. Facilitando: os Estados Unidos da America possuem um sistema de financiamento de casa propria em que aqueles que querem adquirir uma podem pagar depois de 10 anos. Esta divida do cidadao norte-americano rendem juros e assim e comercializada entre os agentes economicos. Logo, ha pessoas que ganham dinheiro em cima de dividas das pessoas. O problema se estabelece quando a divida nao e honrada. E foi extamente isto o que aconteceu. Como muitos cidadaos nao pagaram suas dividas, os juros em cima destas nao renderam e, assim, aqueles que comercializavam a divida nao receberam. E o resultado disto foi a grande crise financeira que estamos vivendo.
A solucao mais plausivel para a crise seria a estatizacao da divida. Explicando: os Estados Unidos comprariam a divida, incentivariam os bancos a continuarem emprestando, a sociedade continuaria consumindo e a economia se normalizaria e continuaria crescendo. E teriamos uma troca de paradigmas.
O mais engracado de tudo isso e que a dinamica da crise financeira tambem e a mesma da crise espiritual. A crise financeira, basicamente, se estabeleceu pela ausencia da intervencao do Estado. A crise espiritual se estabelece quando o homem acredita ser independente de Deus. E esta crise espiritual e mais antiga que a crise financeira: aconteceu quando o homem, por escolha propria, saiu do jardim do Eden, ou seja, da presenca de Deus.
E para solucionar a crise espiritual? Como vimos, para a crise financeira, a resposta seria intevencao do Estado na economia. Para a crise espiritual, a intervencao de Deus. Ou melhor: priorizar o relacionamento com Deus, deixando de lado o sentimento de independencia e declarando a total dependencia de Deus!
Que possamos voltar a essencia todos os dias!

14 Comments


aiaiai!
texto do jeitinho que eu gosto! :)
quando eu tiver com tempo eu tambem quero escrever! :)
amo vocês!


Muito bom!
Que possamos sempre voltar a dependência de Deus. Voltar ao plano original!


Interessante analogia!
Da mesma forma que a crise atual necessita da intervenção do Estado, assim somos nós perante Deus, sem a intervenção total Dele em nossas vidas não somos nada!
;)


UaL ...

:D
Independente de crises!!!Intimidade... esse é o caminho!
Adoreiii Mar

Boa semana gentemm bonita!
Bjóóviskis


Creio que essas pessoas entram em crise dessa forma pq nao tem o amor de Cristo, a ausencia de Deus na vida delas levam elas a morrer e se deixar levar pelo dinheiro, Jesus supri todas as necessidades, ele que nos traz a paz, o amor,prosperidade etc.
Acho que esse povo num conhece aquele versiculo: "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:33

Abraço a todos! otimo texto Marcelao!


muito bom o texto Mar, agora se cai no vestibular ja sei um pouco mais sobre essa crise e adorei a comparação é bem isso mesmo.

Deus abençoe


Ae gutão, ótimo texto!

Tenho sentindo a crise financeira na pele, no entanto, para superar tanto esta quanto a crise espiritual tenho depositado tudo que tenho Nele! Intervenção divina JÁ!

Deus abençõe sua vida brother..abraaço


Gutinho,
confesso que não sabia o motivo da crise financeira...
Mas estou tentando reconciliar minhas dívidas com o Pai...
Mas como Deus é de graça e misericórdia, derramou o sangue que cancela a minha dívida...
Não pago nada, mas tento retribuir com O MEU AMOR E TUDO QUE SOU!!!
Essas crises...
Obrigada hermano por tudo sempre!
E nóis causando no céu!! Uhuuu!!
amo forever!
bjokasss


o blog tá demais!!uma bençãoo!!
Adorei o texto!!
Amém...que deixemos nossa indepedência de lado, pra que Deus possa intervir em nosssas vidas...

que saudades do interioooorrr...rs!!

Deus abençoe!

beijosss
Pila


poisss ehh....
q a cada dia possamos levantar
e declararmos q nao somos nada sem DEUS!
isso basta!
:D

amoo muiito vcs!
:D


Excelente comparação!
Eu nem sabia como funcionava a questão desta crise financeira, mas concordo que temos que declarar total dependencia de Deus, temos que buscar a cada dia o nosso 'altar secreto' e lá nos derramar diante da presença de Deus!
É isto o que eu quero pra minha vida...
Adoreii o texto!
Beijinhoss,
Deus abençoe!


boa comparação marcelao ;D
assim como essa crize depende do dinhero..primeiramente busque o seu Deus que tudu em volta melhorará.
assim como disse o Felipe
"Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." Mateus 6:33

isso é fato,abraço e boa semana a todos ;D


Marcelo........falouu mto bemm!!!
Fala sério...essa crise tá afetandooo todo o mundoooo!!! Assim é também com a gente sabe, queremos fazer as coisas independetens de Deus e só quebramos a cara, porque necessitamos dEle, sem Ele não somos nada, não adianta!!! E se a gente fica afastado dEle ou vive em pecado, também atrapalhamos a Igreja, as conseqüência de uma vida que desagrada a Deus reflete na Igerja q é o Corpo de Cristo, assim como a crise tem afetado o mundo todo.
Deus te abençoe Marcelo!
Beijoss


Uau, adorei. Muito interessante a relação que você fez! :) parabéns

beijos.

Copyright © 2009 BLOG DA KUMBUKA All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.